E-LEARNING

webinar-the-design-of-interaction-for-elearning

A palavra “e-learning” vem de “eletronic learning” (aprendizado eletrônico) e é uma modalidade de ensino a distância oferecido totalmente pelo computador.

Como a informação é disponibilizada na internet, podendo ser acessada a qualquer hora e de qualquer lugar do mundo, definir e-learning é vê-lo também como um grande propulsor da difusão do conhecimento e da democratização do saber.

 VANTAGENS:

  • Flexibilidade de horário, disponibilidade em tempo integral.
  • Ritmo de aprendizagem definido pelo próprio aluno.
  • Redução do tempo necessário para o aprendizado.
  • Treinamento de um grande número de pessoas ao mesmo tempo
  • Facilidade de atualização dos conteúdos.

 DESVANTAGENS:

  • Como é o aluno que dita seu tempo, é necessário estar motivado e ser disciplinado.

ALGUMAS PLATAFORMAS/FERRAMENTAS DE E-LEARNING:

Cada vez mais escolas e universidades recorrem a plataformas online  para ensinar e cativar os seus alunos. Aqui 3 plataformas gratuitas que dão outra dimensão ao processo de ensino aprendizagem.

moodle-logoApesar de já haver muita gente que considere que o Moodle esta ultrapassado, esta plataforma continua a ser interessante e uma das preferidas das instituições de ensino. Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle) é um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. O programa é disponibilizado livremente e pode ser instalado em diversos ambientes (Unix, Linux, Windows, Mac OS).

É desenvolvido colaborativamente por uma comunidade virtual, que reúne programadores e desenvolvedores de software livre, administradores de sistemas, professores, designers e utilizadores de todo o mundo. Encontra-se disponível em diversos idiomas.

Diversas instituições de ensino (básico e superior) e centros de formação estão adaptando a plataforma aos próprios conteúdos, com sucesso, não apenas para cursos totalmente virtuais, mas também como apoio aos cursos presenciais. A plataforma também vem sendo utilizada para outros tipos de atividades que envolvem formação de grupos de estudo, treino de professores e até desenvolvimento de projetos.

https://moodle.com/

ATutor-logoATutor é um (LCMS) Learning Content Management System, planeado com acessibilidade e adaptabilidade em mente. Os administradores podem instalar ou atualizar o ATutor em minutos. Os Educadores podem rapidamente montar, empacotar, redistribuir os conteúdos instalados e conduzir os seus cursos online. Os estudantes estudam num ambiente de aprendizagem adaptativo.

A plataforma ATutor adotou as especificações de empacotamento de conteúdo IMS/SCORM, permitindo que professores, instrutores e tutores criem conteúdo reutilizável, e compartilhado entre diferentes LCMS. O conteúdo criado noutros sistemas compatíveis com o padrão SCORM pode ser importado para o ATutor e vice-versa, o que se torna uma vantagem muito grande.

http://www.atutor.ca/

clarolineClaroline é uma ferramenta de Ensino a Distância (EaD) e de trabalho colaborativo (Licence GNU|GPL). (Ferramenta de Ensino a Distância (EaD) Open source) que permite às instituições criar e administrar informações online
A ferramenta pode ser descarregada gratuitamente pela internet. É utilizada em 84 países e traduzida em mais de trinta idiomas.

http://www.claroline.com/

Fontes:

http://sitiens.uefs.br/ead/vitrine/index.php?page=elearning_oquee

http://www.professortic.com/2011/02/8-plataformas-para-ensinar-online/

Anúncios

Um comentário sobre “E-LEARNING

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s