Avaliação de desempenho define-se basicamente como um processo pelo qual a organização identifica em que medida o desempenho de cada trabalhador contribui para satisfazer os objetivos estratégicos e atingir os resultados da organização.
Ao falar de avaliação e monitoramento de desempenho, surgi o questionamento de como aplicar um mecanismo de avaliação justo e eficaz que possibilite nortear o desenvolvimento dos profissionais, direcionar treinamentos e embasar promoções, a ausência da ferramenta impede a completa gestão.
Segue abaixo algumas dicas para o gestor no momento de avaliar sua equipe:
– Cruzar pontos da avaliação com as metas do setor ou da empresa. Por exemplo: melhorar 10% o tempo do atendimento em espera no Call Center. De que forma o colaborador avaliado contribuiu para atingir essa meta? Qual é seu tempo médio de atendimento?
– Basear o monitoramento em fatos pontuais torna o processo objetivo e cheio de evidências, o que aumenta a credibilidade;
– Focar nos objetivos e resultados;
– O gestor não pode ter tolerância em relação aos maus desempenhos: ao “fechar os olhos” para determinadas situações de performances repreensíveis, corre o risco de perder o respeito dos outros e ainda ser injusto com os colaboradores que se superaram e possuem bom desempenho;
– Evitar comparações;
– Estar presente no dia a dia dos colaboradores facilita a percepção do perfil de cada um. Entrevistas periódicas também. Um gestor distante não consegue avaliar de forma justa o desempenho individual ou o da equipe, pois desconhece as dificuldades e os pontos positivos da rotina de trabalho;
Abaixo segue uma apresentação que explica de o que é a ferramenta, porque utilizá-la, objetivos, métodos utilizados e alguns erros cometidos no processo de avaliação.
Fontes: