Avaliação e monitoramento de desempenho

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Avaliação de desempenho define-se basicamente como um processo pelo qual a organização identifica em que medida o desempenho de cada trabalhador contribui para satisfazer os objetivos estratégicos e atingir os resultados da organização.

Ao falar de avaliação e monitoramento de desempenho, surgi o questionamento de como aplicar um mecanismo de avaliação justo e eficaz que possibilite nortear o desenvolvimento dos profissionais, direcionar treinamentos e embasar promoções, a ausência da ferramenta impede a completa gestão.

Segue abaixo algumas dicas para o gestor no momento de avaliar sua equipe:

– Cruzar pontos da avaliação com as metas do setor ou da empresa. Por exemplo: melhorar 10% o tempo do atendimento em espera no Call Center. De que forma o colaborador avaliado contribuiu para atingir essa meta? Qual é seu tempo médio de atendimento?

– Basear o monitoramento em fatos pontuais torna o processo objetivo e cheio de evidências, o que aumenta a credibilidade;

– Focar nos objetivos e resultados;

– O gestor não pode ter tolerância em relação aos maus desempenhos: ao “fechar os olhos” para determinadas situações de performances repreensíveis, corre o risco de perder o respeito dos outros e ainda ser injusto com os colaboradores que se superaram e possuem bom desempenho;

– Evitar comparações;

– Estar presente no dia a dia dos colaboradores facilita a percepção do perfil de cada um. Entrevistas periódicas também. Um gestor distante não consegue avaliar de forma justa o desempenho individual ou o da equipe, pois desconhece as dificuldades e os pontos positivos da rotina de trabalho;

Abaixo segue uma apresentação que explica de o que é a ferramenta, porque utilizá-la, objetivos, métodos utilizados e alguns erros cometidos no processo de avaliação.

Fontes:

http://www.verscontabilidade.com.br/2014/07/28/monitoramento-eficaz-como-avaliar-o-desempenho-dos-seus-colaboradores/

http://www.safp.gov.mo/desempenho/menu/p_evaluation.htm

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