AS CARACTERÍSTICAS E CONCEITOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

O processo de recrutamento e seleção vem se aperfeiçoando a cada dia com o objetivo de manter e aumentar a produtividade.
Um dos mais problemas encontrados hoje é a falta da mão de obra para ocupar as vagas em aberto, já observei vários casos que pessoas foram chamadas para entrevistas e não apareceu no dia agendado, ou seja, isso nos mostra que além da ausência de conhecimento, há falta de interesse das pessoas em trabalhar e crescer profissionalmente.
Anos atrás o processo de contratação era mais simples, as empresas publicavam as vagas em jornais e revistas, selecionavam os currículos e entrevistavam aquele perfil que mais se encaixava no cargo.
Hoje os objetivos das organizações é criar um planejamento estratégico para recrutar e selecionar de forma eficaz um colaborador.
Como podemos ver, no vídeo abaixo a gerente de Desenvolvimento Humano Jussara Dutra da empresa Senior fala um pouco dessa escassez de mão de obra, e os desafios que a gestão de pessoas tem para atrair um bom profissional e a importância que tem de planejar a avaliar essa pratica

CONCEITOS

RECRUTAMENTO

É ação que divulga a vaga no mercado com objetivo de atrair um candidato com potencial qualificado para a vaga especifica. É importante saber exatamente qual o perfil solicitado para a vaga aberta, quais são a exigências e competências necessárias que deseja explorar.

Temos:

Recrutamento Interno: Esse tipo de recrutamento utiliza os recursos disponíveis da empresa, ou seja, após abertura da vaga existente na empresa, o processo seletivo é feito entre os próprios funcionários existentes, através de promoções, transferências.  A vantagem desse processo é a motivação dos funcionários, estimulando o desempenho, a capacitação, há uma probabilidade do funcionário desempenhar melhor o cargo pois o mesmo já adaptado a cultura da empresa e isso também gera uma economia para empresa com despesas no processo de anúncios de vagas, custos de admissão dentre outros, a desvantagem é que pode ocasionar conflito entre os funcionários que disputam a mesma vaga.
Recrutamento Externo: Esse tipo de recrutamento atrai pessoas externas que não tem nenhum tipo de vínculo com a empresa. A vantagem desse processo é a retenção de novos talentos e experiências, pessoas com ideias novas, e traz a possibilidade da empresa poder contratar dependo do cargo, pessoas com experiências já adquiridas em empresas anteriores, que tenham algum tipo de formação, qualificação o qual a empresa não terá esse tipo de custo para capacitar a pessoa e também a possibilidade até mesmo de contratar um candidato que já trabalhou em concorrentes, ou seja, permitindo  a empresa buscar mais informações desse concorrente e manter a frente do seu concorrente, a desvantagem é que requer um tempo mais longo para esse processo, custo é maior do que uma seleção interna,o risco também é maior, pois não é possível conhecer os candidatos externos e isso pode gerar desmotivação para os funcionários já existente na empresa, pois eles não estão tendo a oportunidade de ser promovidos.
 Recrutamento Misto: Esse tipo de recrutamento as vagas são divididas entre os funcionários da empresa e entre os candidatos externos, onde oportunidade vem primeiro para o interno e se ainda houver vagas será para a seleção externa, então a vantagem é que os candidatos sendo próprios colaboradores da empresa como os externos, tem a mesma oportunidade de seleção e são avaliados da mesma forma.
Para podermos entender um pouquinho mais, o vídeo do globo News fala um pouquinho sobre o recrutamento interno e externo e algumas vantagens e desvantagens:

SELEÇÃO

A seleção vem após o recrutamento, é uma espécie de filtro, onde busca entre os recrutados os melhores para ocupar o cargo, para montar o time, aquele candidato que mais se adequa ao cargo exigido, o mais apto a exercer o papel, que saiba cumprir as regras e as exigências

Seleção

Segundo Chiavenato (1999, p. 112): A seleção de pessoal é um sistema de comparação e a ser de escolha (tomada de decisão). Para tanto ela deve necessariamente apoiar-se em algum padrão ou critério para alcançar certa validade na comparação. O padrão ou critério de comparação e escolha deve ser extraído a partir de informações sobre o cargo a ser preenchido (como variável independente) e sobre os candidatos que se apresentam (como variável dependente). Assim o ponto de partida para o processamento da seleção de pessoal é a obtenção de informações significativas sobre o cargo a ser preenchido. (Chiavenato, 1999, p. 112).

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO

Recrutamento

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s