Caso de Sucesso em Rede Social Corporativa – BOSCH

bosch

A liderança da multinacional alemã percebeu que precisava inovar na maneira como se comunicava com seus quase 300 000 funcionário. O alerta veio com a descoberta de que muitos profissionais na matriz, em vez de usar o e-mail corporativo, por praticidade estavam trocando mensagens sobre o trabalho em diferentes redes sociais, o que tornou-se um risco à segurança da organização.

De acordo com Ellen Silva, gerente de marketing e mídias digitais da Bosch, “Os funcionários exigem hoje uma comunicação mais dinâmica da empresa, e a rede social tem se provado um canal excelente para isso”. A partir dessa demanda em setembro de 2013 a Bosch usou uma plataforma da empresa de tecnologia IBM para lançar a sua própria rede social, o que não exigiu nenhum treinamento para ser usada pelos funcionários porque tem um formato muito semelhante ao das redes sociais pessoais.

Nela, os funcionários da empresa criam grupos de discussão, postam em seu perfil informações que devem priorizar, como, por exemplo, como o prazo de entrega de um projeto e também trocam mensagens, o que fez com que, em menos de dois anos de uso da ferramenta, o volume de troca de e-mails tivesse diminuído 25%.

Um dos exemplos da vantagem de se utilizar das redes sociais foi quando a rede foi utilizada pela área de tecnologia para estimular 300 colaboradores a fazer uma limpa no conteúdo armazenado em seus computadores. A faxina liberou espaço nos servidores e gerou uma economia de 70.000 reais!!! A vantagem da ferramenta fica ainda mais evidente quando comparada a mesma ação no ano anterior na companhia. Quando os funcionários foram lembrados por cartazes ou e-mail ao invés das redes sociais corporativas, já que a ação resultou numa economia de apenas 20.000 reais.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s