Quais as diferenças Rede Social Corporativa e Intranet

Muitas empresas não sabem se optam por estruturar a intranet ou criar uma rede social corporativa. Ambas têm suas vantagens e desvantagens. Para que seja feita a escolha mais adequada é necessário, ter claro o objetivo e em qual das opções se adequam a organização. Conhecer o que cada recurso oferece também influencia e facilita na decisão.

A Intranet e a rede social corporativa apresentam características distintas, porém complementares. As duas buscam compartilhar informação dentro da organização. Independentemente da escolha, precisam ter acompanhamento dos gestores, para que não fuja do seu objetivo e acabe criando conflitos dentro da organização.

 

Diferenças:

  • Intranet– é a rede de computadores que adota uma tecnologia para compartilhar informação dentro daintranet-e-rede-social-corporativa-vantagens-e-desvantagens empresa, especificamente para os funcionários. O compartilhamento da informação se dá de forma verticalizada.
  • IntranetColaborativa (ou 2.0) – versão ampliada da intranet. Neste caso, permite que o funcionário comente a informação repassada pela empresa.
  • Rede Social Corporativa– estrutura na qual a informação é compartilhada de forma horizontalizada. Ela envolve não apenas funcionários, podendo englobar parceiros, clientes, fornecedores, assinantes, seguidores e até mesmo a concorrência. Tem um caráter mais amplo e a produção de conteúdo é aberta a todos os integrantes.

O quadro abaixo apresenta de forma geral as diferenças entre cada uma das redes.

 

Intranet Intranet Colaborativa Rede Social Corporativa
Emissor Funciona como “a voz da empresa”. Normalmente é administrada pelo setor de RH, pela Assessoria de Comunicação ou pela área de TI. O emissor é o mesmo da Intranet. A diferença neste caso é a possibilidade de inserção de comentários e sugestões por parte dos funcionários. Todos os membros da rede são emissores, tendo permissão para postar e produzir conteúdo. Não há hierarquias.
Receptor Apenas os funcionários. É baseada na estrutura top-down. Empregados e ocupantes de altos cargos. O topo da hierarquia da empresa receberá as sugestões e os comentários postados pelos funcionários. Todos os membros da rede. A ideia é potencializar o conhecimento (bottom-up). Elimina-se qualquer nicho de informação.
Ferramenta Software, normalmente com custo de implementação e de difícil modificação. A mesma utilizada na Intranet, mas acrescida de funcionalidades colaborativas. É uma solução híbrida. Software com perfil SaaS (software as a service), que permite interação horizontal.
Objetivo Comunicação top-down, armazenamento de documentos e sistemas  corporativos. Comunicação top-down, armazenamento de documentos e sistemas corporativos, estímulo à participação dos funcionários. Gestão coletiva de conhecimento, resolução de problemas, simplificação de processos, comunicação externa, melhoria da produtividade.
Empresa Modelo clássico. Ela ainda não está preparada para trocas de conteúdo em rede. Modelo clássico, porém já preparada para trocas controladas de conteúdo em rede. Qualquer empresa que tenha interesse em adotar o compartilhamento de conteúdo em larga escala.
Foco Informação Informação

Pessoa

Essas são as diferenças, o importante é analisar com cuidado na hora de decidir qual é a melhor opção. Independente da escolha é necessária adoção das boas práticas na utilização e estimular seu uso para produção de conteúdo adequado às necessidades da organização.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s